Vendas encerradas! Todos os tickets deste evento foram vendidos.
Concerto OSUSP - Povos Originários
Sábado, 29 de abril de 2023
Início: 16:00 · Encerramento: 17:30
Anfiteatro Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109 - São Paulo - São Paulo, 05508-060
Ver no mapa
Informações do evento

 

                                ORQUESTRA SINFÔNICA DA USP - OSUSP

                                                 TEMPORADA 2023

                 “No universo da Cultura, o centro está em toda parte”

CONCERTO:

CICLO TORRE DO RELÓGIO - CULTURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS - FANTASIA E REALIDADE

 

CORAL AMBÁ WERÁ DA TEKOA PYAU – TERRA INDÍGENA DO JARAGUÁ

GIL JARDIM, regência

ROBERTA CARVALHO, direção de arte

 

Data: 29 de abril de 2023 - sábado

Horário: 16h00

Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri

*** Estaremos arrecadando 1 kg de alimentos não perecíveis que serão distribuídos a comunidades indígenas.

 

***No intervalo:

Conversa sobre Cultura dos Povos Originários com:

Convidados: SORAIA SAURA (EEFE) / DANILO GUIMARÃES (IP)

Mediação: MARLI QUADROS LEITE (Pró – Reitora de Cultura e Extensão Universitária)

 

PROGRAMA:

• Igor Stravinsky (1882-1971) - Suíte “O Pássaro de Fogo” (1909-1919)

• Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Choros nº3 “Pica-Pau” (1925)

• Henrique de Curitiba (1934-2008) - Poema Sonoro (Evocação das Montanhas)

• Claudio Santoro (1919-1989) - Ponteio (1953)

 

CORAL AMBÁ WERÁ

Grupo Coral Tradicional do Povo Guarani Mbya que conta com cantores e instrumentistas. Atualmente, o Coral é coordenado por Maurício Biguai Poty. Os demais participantes são moradores da Aldeia Pyau no Território Indigena do Jaraguá. No repertório, Ambá Werá apresenta as canções Mborai e as danças do Xondaro e Tangará. O grupo possui 13 integrantes e já se apresentou em diversos espaços da cidade de São Paulo.

 

GIL JARDIM, regência

É Livre Docente do Departamento de Música da ECA/USP, Diretor Geral da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) desde maio de 2022 e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) desde 2001. Criou os festivais internacionais Percussivo USP 2008, Ex Toto Corde e as 4 edições do Festival Internacional de Violão Leo Brouwer. É autor do livro O estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos e do CD Villa-Lobos em Paris, agraciado com o Prime de Cultura da Revista Bravo e com o Prêmio Diapason D’Or.

É um profissional conhecido por sua versatilidade, atuando fortemente com a música de concerto e também com a música popular, a exemplo das históricas colaborações com Milton Nascimento, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Léa Freire, Chico Cesar, Lenine, Cesar Camargo Mariano, Dori Caymmi, Luca Littera, Branford Marsalis, entre tantos outros.

Dirigiu importantes orquestras na América Latina, na América do Norte e na Europa, tais como Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra (NY/ EUA), Royal Philharmonic Concert Orchestra (Londres), Camerata Mexicana (México), Orquestra Regionalle del Lazio (Roma), Orquestra de Camara Mayo (Buenos Aires), Indianapolis Chamber Orchestra (Indianápolis/ EUA), Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra de Câmara da OSESP, Orquestra Sinfônica do Teatro Claudio Santoro, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras

 

ROBERTA CARVALHO, direção de arte

Artista visual. Estudou artes visuais na Universidade Federal do Pará. Desenvolve trabalhos na área de imagem, intervenção urbana e vídeo arte, sendo vencedora de diversos prêmios, entre eles o Prêmio Diário Contemporâneo (2011) e o Prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais (2013). Foi bolsista de pesquisa e criação artística do Instituto de Artes do Pará (2006 e 2015). Seus trabalhos integram acervos como o do Museu de Arte Contemporânea Casa das 11

Janelas e Museu da Universidade Federal do Pará. Participou de diversas exposições, entre elas “Tierra Prometida”, Casa America Catalunya, Barcelona – 2012, Vivo Arte.Mov 2011, Projeto Grande Área Funarte, SP, 2014, Festival Visualismo, RJ, 2015, Future House Adidas, SP, 2016, “Portas abertas Doc Galeria”, SP, 2016. Foi um dos destaques no Festival Paraty Em Foco. É Idealizadora do Festival Amazônia Mapping, iniciado em 2013.Criou o Projeto Nave – Amazônidas especialmente para o Rock in Rio 2022 (Rio de Janeiro).

 

 

 

Produzido por OSUSP
60 eventos já produzidos no AppTicket
Divulgado por
OSUSP
Denunciar este evento
O que você deve saber
No dia do evento
É obrigatório a apresentação do ticket digital ou impresso juntamente com o documento de identificação oficial com foto para a entrada no evento.
Responsabilidades
A organização e realização deste evento e as informações contidas nesta página são de total responsabilidade do organizador (OSUSP - CNPJ: 63.025.530/0001-04)
Edição de participantes
Você poderá editar o participante de um ticket apenas 1 vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Cancelamento
Solicitações de cancelamento poderão ser efetuadas em até 7 dias após a compra e desde que seja antes de 48 horas do início do evento. O não comparecimento ao evento invalidará o ticket e não permitirá reembolso.
Links de acesso rápido
Acompanhar pedido
Acesse suas compras e tickets na área do cliente
Precisa de ajuda?
Compre com segurança