CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES, PREGÃO E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
RITO DA LICITAÇÃO – FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E TERMO DE REFERÊNCIA, PREGÃO PRESENCIAL COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS COM AS NOVAS REGRAS DOS DECRETOS FEDERAIS 7.892/2013 E 8.250/2014, MUDANÇAS NOS BENEFÍCIOS PARA ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COM AS REGRAS DA LEI COMPLEMENTAR Nº147/2014 E O NOVO DECRETO FEDERAL Nº 8.538/2015; E AINDA FORMALIZAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS.
OBJETIVO GERAL e BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO
Capacitar os profissionais ligados direta ou indiretamente a área de licitações e contratos administrativos na execução e acompanhamento das contratações de bens e prestação de serviços públicos, visando fortalecer o exercício de suas atribuições, buscando as melhores práticas, em consonância com a observância aos princípios e normas legais, com uma abordagem prática do procedimento licitatório. Obter conhecimentos de todo o processo/procedimento sobre Licitações e Contratos Administrativos.
PÚBLICO ALVO
Profissionais da Administração Pública Direta e Indireta, de todas as esferas de Governo, envolvidos direta ou indiretamente com as licitações e contratos administrativos; Presidentes de Comissões de Licitação, Pregoeiros e membros, profissionais que atuam nos departamentos de controle interno e externo, gestores e fiscais de contratos; profissionais que atuam na área de compras, almoxarifado e patrimônio; Administradores; Advogados; Contadores; Empresários e Profissionais Liberais e todos aqueles que buscam conhecimento das premissas que norteiam as Compras Públicas.
CONTEÚDO COMPLETO DO CURSO
MÓDULO I
NOÇÕES GERAIS DE LICITAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS DA LICITAÇÃO: FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA, PESQUISA DE MERCADO E ALTERAÇÕES DA LEI 123/2006, TRAZIDAS PELAS LEI 147/2014 E PELO DECRETO FEDERAL Nº 8.538/2015 REFERENTE AOS BENEFÍCIOS PARA ME/EPP/MEI.
Conceitos e definições básicas; Legislação aplicada às licitações; Dever de Licitar; Para que licitar; Objetivos da Licitação; Princípios da Administração Pública aplicado às Licitações; Quem deve licitar; Como Licitar; Responsáveis pela licitação; Quem pode e quem não pode participar das licitações; Fases da licitação – Interna e Externa Justificativa da necessidade de contratação; Definição do objeto; Onde ocorrem as maiores falhas nas licitações; Elaboração do Termo de Referência – Passo a Passo – Sua estrutura e principais elementos; Quem são os responsáveis pela elaboração do Termo de Referência; Pesquisa de Mercado e referências de preços para fins comparativos; 10 erros na realização da pesquisa de mercado Dotação Orçamentária; Dispensa da Licitação: Contratação Direta - Rito da contratação direta; Contratação Direta Inexigibilidade-Rito da Inexigibilidade; Licitação Deserta e Fracassada; Revogação e Anulação da licitação; Fracionamento e parcelamento; Modalidades: Tipos, limites e prazos Alterações da Lei 123/2006, trazidas pelas Lei 147/2014 e pelo Decreto Federal nº 8.538/2015 referente aos benefícios para ME/EPP/MEI/COOP- Aplicação do tratamento diferenciado às ME/EPP/MEI, licitações exclusivas para as ME/EPP/MEI, preferência das ME/EPP/MEI nas contratações diretas.
MÓDULO II
PREGÃO PRESENCIAL; HABILITAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PREGOEIRO(A); ELEMENTOS BÁSICOS DO EDITAL; FASE EXTERNA DA LICITAÇÃO; SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELOS DECRETOS FEDERAIS Nº 7.892/2013 E 8.250/2014.
Legislação aplicada ao Pregão; Características do pregão em relação às outras modalidades de licitação; O pregão e a identificação dos bens e serviços comuns; Princípios que norteiam o pregão; CPL - Comissão Permanente de Licitação Atribuições e responsabilidades dos envolvidos no pregão – Autoridade competente, pregoeiro e equipe de apoio; Perfil do pregoeiro; Definição do edital de licitação Elementos básicos que devem conter no edital; Modelo de um edital de licitação Quem é o responsável pela elaboração do edital; Critérios de aceitação das propostas; O Edital e a exigência de amostras; Aviso de Licitação – formato básico, como, quando e onde divulgar; Impugnações e esclarecimentos ao Edital – cuidados e prazos nas respostas; Fase externa – abertura da sessão de julgamento, credenciamento, abertura das propostas e fase de lances, fase da habilitação; Convite – cuidados com os limites Ata da Sessão; Fase recursal – pressupostos e aplicações Adjudicação Homologação; SRP – Sistema de Registro de Preços (Carona) – Conceitos e definições; Objetivos e hipóteses legais do SRP; Legislação aplicada ao SRP e recentes alterações do Dec. Fed. nº 7.892/2013 e 8.250/2014; Ata de Registro de Preços Características do SRP; Etapas de Planejamento; Quando utilizar o SRP e quando Não utilizar; Condições a serem observadas após a homologação; Compromisso de fornecimento; Atores do SRP; Competências do Órgão Gerenciador e do Participante; Órgão NÃO participante – O CARONA - cuidados e restrições Vantagens do SRP para o fornecedor e para a Administração Pública; Revisão e extinção do SRP; Rito do Processo de Contratação através de Adesão (CARONA)
Módulo III
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS – FORMALIZAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO
Conceito e aspectos fundamentais Princípios fundamentais do Contrato Administrativo Disposições preliminares e características Prerrogativas em relação aos particulares Formalização dos contratos administrativos Cláusulas principais e exorbitantes Obrigatoriedade da Administração de firmar contratos Recebimento provisório e definitivo do objeto Garantia de Assistência Técnica Garantias de execução contratual – modalidades, percentuais e restituição Vigência dos contratos x créditos orçamentários Acréscimos e Supressões Termos aditivos – requisitos básicos Cuidados na prorrogação dos contratos Contratos continuados – possibilidades e consequências Atores do contrato e suas atribuições O que o fiscal NÃO deve fazer Designação formal do fiscal do contrato – requisitos básicos Perfil dos gestores e fiscais do contrato Rescisão, contratual Alteração do contrato Extinção do contrato Apostilamento Reajuste e repactuação Subcontratação Sanções.
PALESTRANTE
Adm. Esp. Ana Cristina Araújo
Formação Acadêmica:
Pós Graduada com Especialização em Licitações e Contratos Administrativos;
Pós Graduada em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo;
Pós Graduada em Didática e Docência do Ensino Superior;
Pós Graduada Ensino a Distância;
Graduada em Administração de Empresas.
Atuação Profissional: Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Presidente, Pregoeira e Membro da Comissão Permanente de Licitação do TCE/AC, responsável pela elaboração de editais, termos de referências e contratos administrativos. Com experiência na área de licitações há mais de 10 anos; Consultora em Gestão Pública e Empresarial. Palestrante e Instrutora de treinamentos abertos e fechados com temas relacionados a área de Licitações e Contratos Administrativos, em organizações públicas e privadas, dentre as quais se destacam: Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Acre; Licidata Cursos; JML Eventos; Inove Soluções em Capacitações; FESPAC-Fundação Escola do Servidor do Estado do Acre; IEL/AC-Instituto Euvaldo Lodi, IFAC - Instituto Federal de Ciência e Educação do Acre; UNINORTE; Faculdade da Amazônia Ocidental; Tribunal de Justiça do Estado do Acre; Instituto de Previdência do Acre-RBPREV; INCAP Treinamentos/RO; ICOGESP-Instituto de Consultoria e Gestão Pública-TO. Docente em cursos de Pós Graduação nas Faculdades: FAMETA/AC, FAAO/AC, FIMCA/RO, SÃO LUCAS/RO.
Investimento:
Investimento: R$ 1.900,00 (UM MIL E NOVECENTOS REAIS)
- DESCONTO DE 15% acima de dois participantes por Órgão Público
- DESCONTO DE 15% para pagamento antecipado (10 dias antes do Curso – Deposito Bancário)
- Pagamento com Cartão de Crédito em 3 x sem juros (enviar email)
- 3 (três) Inscrições efetivada a 4 (quarta) inscrição é grátis (somente para o mesmo Órgão Público ou Empresa)
Confirmação da Inscrição: Empenho, OB/Deposito Bancário/Cartão de Crédito (enviar email)
Nota Fiscal Eletrônica: Será emitida e enviada ao participante, após apresentação da Nota de Empenho e ou pagamento
Dados para Empenho:
Razão Social da Empresa: EQUIPE GESTÃO EIRELE - Nome Fantasia: EQUIPE GESTÃO PÚBLICA - CNPJ: 23.300.440/0001-60
Endereço: Av; Luiz Tarquinio,2578, sala108, Q. B, L. 003-B – Pitangueiras – Lauro de Freitas – Bahia – CEP. 42.700.000
Conta Corrente para Deposito: Caixa Econômica – Ag. 3462-2 oper. 003 C/c 1.903-3
Informações Adicionais:
Local do Curso: Manaus AM
Período: 24 a 26/07 – Manaus AM
Carga Horária: 24 Horas
Turma limitada a 40 participantes
Material Fornecido: 06 coffee-break, Apostila, Bloco, Caneta e Certificação.
Contato: Renato Rodrigues Nascimento
Cel. 71 99197.7859 vivo/ 71 99214.7302 tim
Email. equipegestaopublica@gmail.com
Site. www.equipegestaopublica.com
As Inscrições só poderão ser realizado pelo site www.equipegestaopublica.com
O prazo máximo para as Inscrições é de até 8 (oito) dias antes do evento, caso ultrapasse o prazo de Inscrição, favor entrar em contato com a Equipe Gestão Pública.
A EQUIPE GESTÃO PÚBLICA, poderá cancelar ou prorrogar o curso, caso haja problema de força maior