O evento Espetáculo O Novo Sistema já aconteceu!

fechar

Espetáculo O Novo Sistema

14 a 15 de Dezembro de 2018 Adicionar ao calendário
Teatro Municipal

Informações  

SINOPSE: Novo Sistema – Hilda Hilst

 

Drama épico.

 

 

 

A peça teatral “Novo Sistema” escrita por Hilda Hilst retrata o drama de uma família diante do processo de instauração de um novo sistema político. Uma mãe e um filho após a saída da escola a esperar o pai da família em uma praça. Uma cena aparentemente cotidiana, mas que se transforma numa situação de conflito ao se depararem com os mecanismos de demonstração de poder do Estado, e de vigilância e controle social de um governo ditatorial.

 

Como parte de toda ruptura social, existe também um período de adaptação que é exatamente o momento vivenciado pelos personagens. Num clima de busca de entendimento dos novos signos adotados, de questionamentos e possíveis revoltas, fica evidenciada a não adequação destes, representando-lhes assim um grande risco.

 

No Novo Sistema o discurso político utilizado é: o conhecimento científico através das teorias da Física como o grande valor adotado socialmente, e também uma grande exaltação da vivência dos homens enquanto coletividade, mas na prática as premissas eleitas nem sempre são empregadas como sinal de progresso, ou melhor, um sinal progresso de todos.

 

Neste cenário o filho da família ainda pré-adolescente e destacado como pequeno gênio da Física é desafiado a entender esses novos valores e fazer analogias entre o conhecimento científico e a realidade apresentada, porém se faz rebelde, incomodado com a rotina de ver corpos de pessoas amarradas nos postes em praças públicas.

 

A trama chega a um clímax de questionamento sobre a utilização dos conhecimentos científicos acima dos outros conhecimentos como, por exemplo: a filosofia e a poesia, e a deturpação destes conhecimentos numa clara tentativa de privação do pensamento, da criatividade e da liberdade.

 

Este drama épico distópico propõe uma reflexão em caráter de advertência sobre os valores sociais adotados por nós, homens deste tempo atual.

 

 

 

Elenco: Rachel Trambaioli, Beto Lemos, Reinã Silva, Gian Gonzalez, Rodolfo Aguiar, Paulo Ricardo, Gabriel Silva e Hernando Martins

 

 

 

Direção: Rachel trambaioli. Iluminação: Rachel Trambaioli (concepção) e Bruna Manchini (operação). Figurino: a Cia. (concepção), Maria Rosa Trambaioli e Graça ( confecção). Cenografia/objetos cênicos: a Cia. e Secretaria de obras da Prefeitura de Garça. Bonecos: A Cia. sob orientação de Andrea Delicato. Projeção: Amanda Dajhud. Vídeos: trechos retirados e editados dos documentários: “Arquitetura da Destruição” e “Fascismo Ordinário”.
Gravações: Hernando Martins

 

Cenotécnico : Fernando Leão

 

Técnico de luz/som: Washington

 

Material gráfico: Paulo Guilherme

 

Sinópse: Beto Lemos

 

Sonoplastia: música: “Reincarnation of a lovebird” de Charles Mingus

 

 

 

Página no Facebook: https://www.facebook.com/companhiacaixapreta/

  • Censura Não informado
  • Início 14/12 às 20:00
  • Encerramento 15/12 às 21:30
 
Adicione vários e-mails
separando-os por vírgulas.

Seu convite foi enviado!

Ver mapa

Local Teatro Municipal

Endereço Avenida Doutor Rafael Paes de Barros, 522, Teatro - Garça - São Paulo

Como chegar