CINE BELA ACESSÍVEL -“Diafragma” e “Saudade fez morada aqui dentro” - Debate com Celso Ysake
Novidade
Quinta-feira, 31 de julho de 2025 Início: 16:00 · Encerramento: 18:00
Galpão Bela Maré Ver no mapa Rua Bitencourt Sampaio, 169 - Rio de Janeiro - RJ, 21044-075
Produzido por Galpão Bela Maré
17 eventos já produzidos no AppTicket
Informações do evento

Inaugurado em 2017, o CineBela é parte da programação regular do Galpão Bela Maré, espaço cultural do Observatório de Favelas, localizado em Nova Holanda, uma das 16 favelas do Conjunto de Favelas da Maré. Em formato de cineclube, o CineBela busca democratizar o acesso ao cinema. Assim, após a exibição dos filmes são realizadas rodas de conversas como estratégia pedagógica para interação entre espectadores e as diferentes narrativas cinematográficas. Em diálogo com nosso conceito anual Habitar no Acessível, nossa programação mensal do CineBela irá abordar a partir de produções cinematográficas narrativas que corroboram com o movimento anticapacitista com CineBela Acessível Programação 2025. Alinhadas a discussões fomentadas a partir de territórios periféricos, presenças dissidentes e futuros transgressores. Em Julho, apresentamos os títulos  “Diafragma”, com direção de Robson Cavalcanti, e “Saudade fez morada aqui dentro” , com direção de Haroldo Borges. Ambas as produções são narrativas a partir das vivências protagonizadas por jovens, que narram os impactos sensíveis da perda gradual da visão. Os filmes apresentam para além de relatos pessoais, caminhos de afeto, amadurecimento e a reconstrução da autonomia em contextos diversos. Após a sessão, nossa equipe realiza um bate papo com Celso Ysake, junto aos participantes da atividade destacando os principais elementos das produções, incitando debates a partir da acessibilidade, inclusão e as múltiplas formas de experienciar o mundo. 


 


Curta-metragem: Diafragma 


Animação/Curta-Metragem, Brasil, 2023, Livre.


Direção: Robson Cavalcante


Sinopse: Carlos, uma criança muito criativa, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão. Na adolescência, após ser diagnosticado como diabético, ele descobre que logo deixará de enxergar. A história é contada a partir do ponto de vista do protagonista, que recapitula as diferentes fases de sua vida, dividido entre a contemplação de um mundo repleto de imagens e o desafio de conviver com a cegueira.


 


Contém recursos de acessibilidade: em Libras, legendas descritivas e audiodescrição.


 


Longa-metragem: Saudade fez morada aqui dentro (Cajuína audiovisual)


Brasil 2022. 110min. Comédia/Drama indicação 14 anos


Direção: Haroldo Borges


Sinopse: Numa pequena cidade do sertão baiano, Bruno é um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Ao mesmo tempo que lida com as primeiras questões da adolescência, o menino e seu entorno têm de aprender a lidar com a nova condição.



Contém recursos de acessibilidade: em Libras, legendas descritivas e audiodescrição.

O que você deve saber
No dia do evento
É obrigatório a apresentação do ticket digital ou impresso juntamente com o documento de identificação oficial com foto para a entrada no evento.
Responsabilidades
A organização e realização deste evento e as informações contidas nesta página são de total responsabilidade do organizador (Galpão Bela Maré)
Edição de participantes
Você poderá editar o participante de um ticket apenas 1 vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Cancelamento
Solicitações de cancelamento poderão ser efetuadas em até 7 dias após a compra e desde que seja antes de 48 horas do início do evento. O não comparecimento ao evento invalidará o ticket e não permitirá reembolso.
Links rápidos
Acompanhar pedido
Acesse suas compras e tickets na área do cliente
Precisa de ajuda?
Compre com segurança