Inaugurado em 2017, o CineBela é parte da programação regular do Galpão Bela Maré, espaço cultural do Observatório de Favelas, localizado em Nova Holanda, uma das 16 favelas do Conjunto de Favelas da Maré. Em formato de cineclube, o CineBela busca democratizar o acesso ao cinema. Assim, após a exibição dos filmes são realizadas rodas de conversas como estratégia pedagógica para interação entre espectadores e as diferentes narrativas cinematográficas. Em diálogo com nosso conceito anual Habitar no Acessivel, no mês de Abril nossa sessão ocorre em parceria com o CineSesc, exibindo títulos nacionais que abordam a genialidade artística protagonizadas por mulheres idosas. Os filmes que compõem essa sessão são “Pacarrete” com direção de Allan Deberton, e o filme “Nossa mãe era atriz” com direção de Renato Novaes e André Novais Oliveira, ambas as produções celebram a trajetória de mulheres que, na maturidade rompem barreiras etárias e sociais para se expressarem nas artes.
Pacarrete
Sinopse: Pacarrete é uma bailarina idosa, incomum, que vive em Russas, interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente, “para o povo”. Mas parece que ninguém se importa...
Nossa mãe era atriz
Sinopse: Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem, já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. Este documentário rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010.