Inaugurado em 2017, o CineBela é parte da programação regular do Galpão Bela Maré, espaço cultural do Observatório de Favelas, localizado em Nova Holanda, uma das 16 favelas do Conjunto de Favelas da Maré. Em formato de cineclube, o CineBela busca democratizar o acesso ao cinema. Assim, após a exibição dos filmes são realizadas rodas de conversas como estratégia pedagógica para interação entre espectadores e as diferentes narrativas cinematográficas.
No mês de fevereiro, o CineBela realiza uma sessão em parceria com a Vitrine Filmes, apresentando o filme “Kasa Branca”, com direção de Luciano Vidigal. A partir desta produção, convidamos os públicos a se conectarem com esta realização nacional, que narra a vivência carioca periférica perpassando diálogos sensíveis sobre o contexto familiar, o cotidiano entre amizades e elos com a realidade. Após a sessão realizamos um debate, dialogando acerca da obra.
Kasa Branca
Sinopse: Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, no Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.