ORQUESTRA DE CÂMARA DA ECA/USP - OCAM
TEMPORADA 2024 - ENCRUZILHADAS
Regência: RICARDO BOLOGNA
Solista: FLAVIA ALBANO, soprano
Data: 08/11/24 (SEXTA)
Horário: 20H30 (ingressos reservados até 20H15)
Centro Cultural Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP.
Entrada gratuita/ solidária.
**** Estaremos arrecadando 1 kg de alimentos não perecíveis que serão distribuídos a comunidades do Butantã.
Programa:
Robert Schumann - Sinfonia nº 4 em Ré menor, Op. 120
FLAVIA ALBANO, soprano
Flavia Albano é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre e especialista em Performance Musical pelo Royal Northern College of Music, especialista em Voz Artística pelo Centro de Estudo da Voz, Bacharel em Canto Erudito e Licenciada em Música pela Faculdade de Música Carlos Gomes e habilitada em Artes Dramáticas pelo Teatro Escola Macunaíma. É docente na graduação e na pós-graduação da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde ministra disciplinas ligadas ao Canto Lírico. Flavia dedica-se à formação de cantores e de professores de música, tendo participado de congressos e publicações que envolvem estas temáticas.
RICARDO BOLOGNA, regência.
É Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), professor de Regência e Percussão do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É Diretor Artístico/Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP (OCAM) desde fevereiro de 2024. De 2008 a 2011, foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo. Dirigiu as principais orquestras brasileiras como a OSESP, OSB, Filarmônica de Minas, Sinfônica do Paraná, da Bahia, entre outras.
Gravou três CDs com a OSUSP em 2012 e 2013. Em 2016, realizou a primeira audição brasileira (depois de 61 anos) da obra “Le Marteau sans Maître” de Pierre Boulez na Sala São Paulo no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Em 2019, regeu a estreia mundial da ópera “Ritos de Perpassagem” do compositor Flo Menezes em produção realizada pelo Theatro São Pedro (SP). Em 2022, foi Diretor Pedagógico do I Festival de Verão de Campos do Jordão, em seu módulo de música contemporânea.Foi vencedor do II Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2002). Nesse mesmo ano, fundou o Percorso Ensemble, grupo especializado na execução do repertório dos séculos XX e XXI, que realiza vários concertos pelo Brasil e exterior com várias estreias de obras de compositores brasileiros. Recentemente, o Percorso realizou uma nova parceria com a São Paulo Companhia de Dança na estreia da coreografia “Trick, Cell, Play”de Édouard Lock, com música de Gavin Bryars no Festival Movimentos na Alemanha. Em 2022 e 2023, é grupo em residência no I e II Festival de Verão de Campos do Jordão. Em 2017, o Percorso ganhou o “Grande Prêmio” da Revista Concerto na categoria votação popular. Realiza intensa atividade como solista e camerista em concertos pelo Brasil e exterior. Foi percussionista convidado da “Orchestre de la Suisse Romande” e do “Ensemble Contrechamps”, ambos na Suíça, com participação em vários festivais e turnês. Tem como mentor na regência o Professor e Maestro Kenneth Kiesler.