“Kalinowski e Szlezer, amigos desde a infância, têm um relacionamento maravilhosamente natural e há uma qualidade impressionante na sua execução que dá vida à música” - Revista The Strad
Kalinowski e Szlezer estudaram juntos em Cracóvia e Paris e começaram a atuar como Duo Cracow há mais de quinze anos. Desde então, seus shows e gravações receberam os maiores elogios da crítica na Polônia e no exterior e têm se apresentado nos palcos mais prestigiados, incluindo: Seoul Arts Center em Seul, Alfred Newman Hall em Los Angeles, Carnegie Hall em Nova York, Palacio de Bellas Artes no México, Salle Cortot em Paris, St.Martin-in-the-Fields em Londres e Concertgebouw em Amsterdã.
Já realizaram turnês de algumas semanas promovendo a música polonesa em países e regiões, como: Oriente Médio (2006); Cáucaso (2013); Geórgia (2014); EUA e Coréia do Sul (2015); México (2015; 2016); Brasil e Argentina (2016; 2017); EUA (2017); China (2018). Em 2010, eles representaram sua cidade natal no Krakow Days em Nanjing (China).
O violoncelista Jan Kalinowski e o pianista Marek Szlezer compartilham um compromisso especial e um fascínio pela música escrita por compositores poloneses raramente tocados. Entre seus muitos programas, o Cracow Duo frequentemente apresentava composições para violoncelo e piano de Fryderyk Chopin, Aleksander Tansman, Karol Szymanowski, Zygmunt Stojowski, Szymon Laks, Ludomir Rożycki e Tadeusz Majerski, além de obras de compositores poloneses e estrangeiros contemporâneos, escritos especialmente para eles. Desde 2009, o Duo Cracow grava e lança regularmente CDs, cujos álbuns receberam inúmeros prêmios e distinções: Aleksander Tansman - obras para violoncelo e piano (DUX, 2009), Fryderyk Chopin - obras completas de câmara (DUX, 2010; com Bartłomiej Nizioł, premiado com os críticos franceses La Clef de ResMusica e indicação para o prêmio de amantes da música polonesa do programa de rádio polonês 3), Krzysztof Penderecki - vol. I (DUX, 2014; premiado com o Gramophone Editor's Choice).