CONCERTO ABERTURA DA TEMPORADA OSUSP 2023
" No universo da Cultura, o centro está em todo lugar"
CICLO TORRE DO RELÓGIO I –
Sustentabilidade em foco - Fantasia e Realidade
Data: 18 de março de 2023 - sábado
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri (USP Butantã)
Entrada gratuita.
*** Estaremos arrecadando 1 kg de alimentos não perecíveis que serão distribuidos a comunidades do Butantã.
Horário: 16h00
CONCERTO :
GIL JARDIM, regência
GIANLUCA LITTERA, gaita (Itália)
***Durante o concerto, teremos uma conversa sobre Sustentabilidade - Fantasia e Realidade com os convidados MARCOS BUCKERIDGE (IB), CARLOS EDUARDO CERRI (ESALQ), MARCELO MACHADO (ex-FAU), com mediação da Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária Profa. Dra. MARLI QUADROS LEITE.
PROGRAMA:
BEETHOVEN - Sinfonia nº5 , em Dó menor, Op.67
ENNIO MORRICONE (arr. Stefano Nanni) - Gabriel's Oboe
ENNIO MORRICONE (arr. M. Tan) - Cinema Paradiso
CESAR CAMARGO MARIANO (arr. Gil Jardim) - Beija-flor
MILTON NASCIMENTO (arr. Gil Jardim) - Vera Cruz
ASTOR PIAZZOLLA (arr. Gianluca Littera) - Oblivion & Libertango
GIANLUCA LITTERA, gaita
Depois de ter ganho o Laurea in Viola com pontuação máxima e Menção Honrosa em 1985, Gianluca Littera descobre a harmônica cromática e se dedica totalmente a ela.
Hoje, é um dos poucos solistas que se dedica profissionalmente a este instrumento em música clássica e jazz, colaborando com as mais importantes orquestras e festivais do mundo.
O Maestro Ennio Morricone, Francesco Filidei e Rosino Serrano escreveram e dedicaram obras de composição para Littera. Ele também colabora com a Orquestra Kremerata Baltica de Gidon Kremer , tocando no Festival Lockenhaus. Sob o comando do Maestro Andreas Orozco Estrada, em 2012, tocou o Concerto de Villa- Lobos no famoso Golden Hall do Musikverain em Viena, com a Orquestra Tonkünstler-Orchester Niederösterreich.
Realizou inúmeras turnês no Brasil fazendo shows e gravações. Há alguns anos, criou sua própria escola de gaita no Conservatório de Santa Cecília, em Roma, liderando a Harmônica no campo acadêmico. Em 2019, publicou seu texto didático "Trato Teórico Prático da Harmônica Cromática", traduzido em inglês e italiano, estabelecendo as bases didáticas do instrumento.
GIL JARDIM, regência
É Livre Docente do Departamento de Música da ECA/USP, Diretor Geral da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) desde maio de 2022 e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) desde 2001. Criou os festivais internacionais Percussivo USP 2008, Ex Toto Corde e as 4 edições do Festival Internacional de Violão Leo Brouwer. É autor do livro O estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos e do CD Villa-Lobos em Paris, agraciado com o Prime de Cultura da Revista Bravo e com o Prêmio Diapason D’Or.
É um profissional conhecido por sua versatilidade, atuando fortemente com a música de concerto e também com a música popular, a exemplo das históricas colaborações com Milton Nascimento, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Léa Freire, Chico Cesar, Lenine, Cesar Camargo, Dori Caymmi, Luca Littera, Branford Marsalis, entre tantos outros. Dirigiu importantes orquestras na América Latina, na América do Norte e na Europa, tais como Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra (NY/ EUA), Royal Philharmonic Concert Orchestra (Londres), Camerata Mexicana (México), Orquestra Regionalle del Lazio (Roma), Orquestra de Camara Mayo (Buenos Aires), Indianapolis Chamber Orchestra (Indianápolis/ EUA), Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra de Câmara da OSESP, Orquestra Sinfônica do Teatro Claudio Santoro, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras.