TEMPORADA 2023 OSUSP - "No universo da Cultura, o centro está em todo lugar"
CICLO "ESCULPIR O TEMPO - CONVIDADOS OSUSP”
RICHARD KOGIMA, piano e regência
Data: 01 de abril de 2023 - sábado
Horário: 16h00
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri
PROGRAMA:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) - Fantasia em Ré menor, K.397 (1782) (6')
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) - Concerto para piano nº20 em Ré menor, K.466 (1785) (32')
I. Allegro
II. Romanza
III. Rondo: Allegro assai
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) - Sinfonia nº1 em Dó Maior, Op.21 (1800) (25')
I. Adagio molto - Allegro con brio
II. Andante cantabile con moto
III. Menuetto: Allegro molto e vivace
IV. Finale: Adagio - Allegro molto e vivace
RICHARD KOGIMA, piano e regência
O pianista, regente e compositor brasileiro Richard Octaviano Kogima foi definido pela crítica como criador de performances "memoráveis e reveladoras" (Gregory Sullivan, Theater Jones), “dotadas de multifacetadas nuances, transparência e extrema concentração” (Südkurier, Badische Zeitung). Conhecido por interpretações de imensa concentração, grande poder lírico e força rítmica, ele desponta como um dos expoentes de sua geração.
Richard vive em Zurique, Suíça, e concluiu três Mestrados na Universidade das Artes de Zurique, respectivamente em Piano Performance e Pedagogia do Piano na classe do pianista Konstantin Scherbakov, e regência na classe de Markus Utz. Em 2013, concluiu na Universidade de São Paulo o Bacharelado em Música na classe de Eduardo Monteiro. Estudou ainda com Guigla Katsarava na École Normale de Musique de Paris, onde recebeu o Diplôme Supérieur d’Exécution, com Maria José Carrasqueira em sua juventude e com sua avó Helgard Ostermayer Octaviano em seus primeiros anos.
Natural de São Paulo, Richard vem se apresentando como solista e camerista em salas como Tonhalle Maag Zürich, Salle Cortot Paris, University Aula (Oslo), Sala Cecília Meirelles (Rio de Janeiro) e Howard Performing Arts Center (Michigan) e integrou festivais como o Emil Gilels Festival e o Usedomer Musikfest (Alemanha), Festspillene i Bergen (Noruega), Festival Internacional de Campos do Jordão (Brasil), e Salzburg Mozarteum Sessions (Áustria).
Laureado em diversos concursos internacionais, Richard recebeu recentemente o “Prêmio Nelson Freire” no prestigioso Concurso Geza Anda, 1º Prêmio no Concours Internationale Flame Paris, Landolt Wettbewerb Zürich, Concurso KIWANIS e Andrews International Concerto Competition, e o 2º Prêmio no Concurso Latino-Americano de Florianópolis e no Concurso Duttweiler-Hug em Zurique, bem como o “Prêmio da Crítica por Excepcional Musicalidade” no Olga Kern International Piano Competition, e Prêmio do Público e de Melhor Performance da Obra Contemporânea de Confronto no Concours International de Piano Alain Marinaro e no Chautauqua International Piano Competition.
Como pedagogo, foi convidado a ministrar masterclasses em instituições como a Universidade de São Paulo e a Haute École de Musique de Genève. Leciona atualmente piano e música de câmara na Universidade das Artes de Zurique (Departamento Pre-College) e no Conservatório de Zurique. Foi o mais jovem músico jamais apontado como regente principal do Coral Carlos Gomes, sucedendo o maestro Turíbio de Burgo. Além de seus professores, colaboraram ainda na formação artística e musical de Richard diversos artistas como Maria João Pires, Leif Ove Andsnes, Dmitri Bashkirov, Rudolf Buchbinder, Jean-Louis Steuerman, Aylton Escobar e Gil Jardim.