ORQUESTRA SINFÔNICA DA USP -OSUSP
TEMPORADA 2024
SÉRIE ESCULPIR O TEMPO
Regência: TOBIAS VOLKMANN
Solista: FERNANDO CORVISIER, piano
Data: 27/04/24 (Sábado)
Horário: 16h00 (ingressos reservados até 15h50)****
End.: Centro Cultural Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, Butantã, SP
****Entrada gratuita/solidária : estaremos arrecadando 1kg de alimentos não perecíveis que serão distribuídos a comunidades indígenas.
Programa:
Clara Wieck Schumann (1819-1896) - Trio, Op.17: Andante (1846) (5’)
Robert Schumann (1810-1856) - Concerto para Piano em Lá menor, Op. 54 (1841-45) (31’)
FERNANDO CORVISIER, piano
No Brasil, Corvisier deve sua formação artística a mestres como Dyla Josetti, Ecléa Ribeiro, Homero de Magalhães e Antônio Guedes Barbosa. No exterior, aprimorou seus estudos musicais na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot, em Paris, sob a orientação de Edson Elias e Germaine Mounier.
De 1985 a 1987, estudou no New England Conservatory, em Boston, sob a orientação de Jacob Maxin, obtendo o Master Degree in Piano Performance. Em 1988, foi vencedor do prestigioso IV Premio Eldorado de Música, sendo convidado para inúmeros recitais nas principais salas de concerto do Brasil. Como solista, já se apresentou com as seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica da Rádio MEC, Orquestra Sinfônica de Campinas, Houston Civic Orchestra, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
Em 1989, gravou em Los Angeles, com o pianista João Carlos Martins, a primeira versão para dois pianos das "Quatro Estações" de Vivaldi transcritas por Almeida Prado. Nesta ocasião, participou da série de concertos da South Windsor Cultural Arts Commission e da Rosa Ponselle Foundation of Meriden, em Connecticut.
Fernando Corvisier recebeu o título Doctor of Musical Arts, pela prestigiosa Universidade de Houston, sendo orientado por pianistas de renome internacional como Abbey Simon, Horacio Gutierrez e Ruth Tomfohrde.
Foi um dos fundadores do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (Campus de Ribeirão Preto) e ocupa atualmente o cargo de professor associado (livre docente).
Tem participado de congressos e conferências apresentando trabalhos sobre a obra para piano do compositor Almeida Prado e também dedicando especial interesse ao estudo do repertório de música brasileira. Forma com a sua esposa, a pianista Fátima Monteiro Corvisier, o Duo Corvisier.
TOBIAS VOLKMANN, regência
Tobias Volkmann desenvolve carreira de destaque no cenário musical brasileiro e já esteve como convidado à frente de mais de 30 orquestras na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Foi Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também Principal Regente Convidado da Orquestra Sinfônica Nacional UFF. Vencedor dos principais prêmios concedidos no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012 na Finlândia e no Festival Musical Olympus de São Petersburgo em 2013, Volkmann vem atraindo atenção para interpretações consistentes tanto no repertório sinfônico quanto no teatro de ópera e balé.
Já dirigiu a Orquestra Sinfônica Estatal de São Petersburgo, Orquestra Sinfônica Estatal do Museu Hermitage, Filarmônica de Pilsen, Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfônica do Chile, Orquestra Sinfônica do SODRE, Orquestra Sinfônica Nacional do Peru, Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais e Petrobras Sinfônica. Em 2022, regeu a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmônica de Montevidéu, fez a direção musical do ballet O Lago dos Cisnes e da ópera Don Giovanni no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a estreia de um novo projeto: a Orquestra Rio Villarmônica, da qual é diretor artístico. É Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Nacional de Cuyo em Mendoza, Argentina e, em abril de 2024, assume a direção artística da Orquestra Sinfônica da USP - OSUSP . Como parte indispensável de sua atuação artística, dedica parte de seu tempo à Ação Social Pela Música do Brasil. Dirige regularmente concertos da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e acompanha seus jovens músicos em seu desenvolvimento, orientando e incentivando os talentos deste belo projeto social em seus primeiros passos na música.