ORQUESTRA SINFÔNICA DA USP - OSUSP
TEMPORADA 2023
"No centro do Universo, a Cultura está em toda parte".
CICLO “ESCULPIR O TEMPO - CONVIDADOS OSUSP
LUÍS GORELIK, regência
Eduardo Isaac, violão
Data: 01 de julho de 2023 - sábado - 16h00
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri
*** Estaremos arrecadando agasalhos e cobertores e/ou 1 kg de alimentos não perecíveis que serão distribuídos a comunidades do Butantã.
PROGRAMA:
Eduardo FALÚ (1923 -2013) (orq. Oscar Cardozo Ocampo) - Suite Argentina (22')
Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) - Sinfonia nº.3 em Mi bemol Maior, Op.55, “Eroica” (1803) (47')
LUIS GORELIK, regência
Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Entre Ríos desde 2010 e da Orquestra Nacional Juan de Dios Filiberto entre 2016 e 2018. Luis Gorelik nasceu em La Plata, Argentina. Estudou com Pedro I. Calderón na Argentina e com Mendi Rodan em Israel, onde formou-se com distinção na Rubin Academy of Music em Jerusalém.
Foi Maestro Titular da Orquestra Filarmônica de Mendoza em 1985. Em 1988, mudou para Israel, onde concluiu seus estudos de pós-graduação e foi convidado para reger as principais orquestras: Filarmônica de Israel, Sinfonia de Jerusalém e Sinfonietta Beer Sheva, entre outros. Foi Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica de Haifa (1991-1993) e Maestro Titular da Orquestra de Câmara de Ashdod (1993-1999).
De 2000 a 2007, foi Maestro Titular da Orquestra Sinfônica da Universidad de Concepción (Chile), recebendo o Prêmio de Música (2004) e o Prêmio de Arte e Cultura - Medalha Claudio Arrau (2005). De 2007 a 2009, foi Maestro Titular da Orquestra Sinfônica de Salta. Em 2009, foi agraciado com o Prêmio Konex como Melhor Maestro de Orquestra da Década e em 2019 foi premiado, com a Orquestra Sinfônica de Entre Ríos, como o Prêmio Konex - Melhor Orquestra Sinfônica da Década.
Já dirigiu as mais importantes orquestras como Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina, Sinfônica Nacional da Islândia, Orquestra OFUNAM, Sinfônica do Estado do México, Orquestra de Belas Artes (MX), Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro de Brasília, Orquestra Sinfônica de Guanajuato, Orquestra de Rádio e Televisão da Sérvia, Sinfônica Nacional da Macedônia, Filarmônica da Eslovênia, Filarmônica de Bogotá, Sinfonia Nacional da Colômbia, Sinfonia Nacional do Chile, Sinfonia Nacional de Cuba, Sinfonia da Venezuela, OSUSP (São Paulo), Orquestra Dohnanyi-Budapeste, entre outras.
Luis Gorelik é Professor Catedrático de Direção Orquestral da UNA (Universidade Nacional das Artes e dirige semanalmente, desde 2011, o programa radiofônico "Tarde Transfigurada",transmitido pela Rádio Nacional Clássica 96.7.
EDUARDO ISAAC, violão
Foi o vencedor em concursos internacionais de importância mundial: "Infanta Cristina" (Madri); "Andrés Segovia" (Palma de Mallorca); "Reina Fabiola" (Namur, Bélgica).
Foi solista convidado nas mais importantes orquestras. Gravou para vários selos com Charles Dutoit e a Orquestra Sinfônica de Montreal (Canadá), Georges Octors e a Orquestra Sinfônica Nacional Belga, Leo Brouwer e a Orquestra Sinfônica de Córdoba (Espanha), Pedro I. Calderón e a Orquestra Sinfônica de Córdoba (Espanha), Orquestra Sinfônica Nacional da Bélgica, Pedro I. Calderón e a Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina. Gravou a Suite Argentina de Eduardo Falú com o Maestro Luis Gorelik e a Orquestra Sinfônica de Salta para a Sony Classical. Compositores de diferentes países dedicam-lhe obras e as suas transcrições e arranjos explorando novas linguagens na estética da guitarra.
É professor na Argentina na Universidad Nacional del Litoral, na Universidad Nacional de Rosario e no Espacio de Música Latinoamericana do Conservatorio "Luis Gianneo" em Mar del Plata. Leciona regularmente masterclasses sobre repertório e técnica instrumental no Brasil, Estados Unidos e Europa. Durante 12 anos, foi professor no Festival Internacional de Música de Santa Catarina, Brasil, o maior festival/escola da América Latina. Em 2019, recebeu o Prêmio Konex de Platino por ser uma das 20 figuras de destaque da última década na música clássica argentina.
Além de seu trabalho para guitarra solo e orquestra, também atua na música de câmara em duos, trios e quartetos com o notável bandoneonista Daniel Binelli.
Apresentou-se no famoso Festival de Câmara em Saratoga Springs, Merkin Hall and Americas Society (Nova Iorque),The Orchard Hall e Triphony Hall (Tóquio), Festival Emilia Romagna (Roma), National Theatre (Dublin) e nos teatros mais importantes da Europa, América e Ásia.