Osusp convida Maria Teresa Madeira já aconteceu no dia 09/03/2024 às 17:30.
Osusp convida Maria Teresa Madeira
Sábado, 09 de março de 2024
Início: 16:00 · Encerramento: 17:30
Centro Cultural Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109 - São Paulo - São Paulo, 05508-060
Ver no mapa
Informações do evento

ORQUESTRA SINFÔNICA DA USP 

TEMPORADA 2024

A MÚSICA DE CHIQUINHA GONZAGA

Solista convidada: MARIA TERESA MADEIRA, piano

Data: 09/03/24 (Sábado)

Horário: 16h00 (ingressos reservados até 15h50)****

End.: Centro Cultural Camargo Guarnieri

Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, Butantã, SP

****Entrada solidária : estaremos arrecadando 1kg de alimentos não perecíveis que serão distribuídos a comunidades do Butantã. 

           

A MÚSICA DE CHIQUINHA GONZAGA

Na semana em que se comemora o Dia da Mulher, a OSUSP apresenta um concerto dedicado a uma brasileira que viveu à frente do seu tempo: Chiquinha Gonzaga (1848-1935), que  influenciou profundamente a formação da música popular brasileira, enfrentando barreiras de gênero para se consolidar compositora, regente e pianista na cena artística carioca do final do século XIX.A compositora impactou imensamente a produção musical do período, sendo a pioneira na criação das famosas “marchinhas” de Carnaval, com sua clássica “Ó abre alas”. Além disso, a artista foi a primeira maestra brasileira, consolidando-se como figura clássica na composição teatral. Mas seu impacto não abrangeu apenas o meio musical, como também o meio político, sendo uma grande representante da luta abolicionista e da libertação feminina.

PROGRAMA:

Francisca Gonzaga (1847 - 1935)P

Prelúdio de “A Corte na Roça"

A noite

Bionné (Adeus)

Cananeia

Coco velho

Dança brasileira

Meditação

Os 8 batutas

São Paulo

Sultana

Satan

Uma página triste

Tupã

Lua branca

Corta-Jaca/O gaúcho

 

MARIA TERESA MADEIRA, PIANO

Maria Teresa Madeira é uma pianista com carreira multifacetada. Bacharel em piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Música pela Universidade de Iowa (EUA) e Doutora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Como solista já esteve à frente de orquestras no Brasil e exterior. Já participou de 15 das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, realizando várias estreias mundiais e locais de obras, algumas delas a ela dedicadas, de compositores como Ronaldo Miranda, Tim Rescala, Glícia Campos, Harry Crowl, Gilberto Gagliardi, Claudia Caldeira, João Guilherme Ripper, Gilson Peranzzetta, Leandro Braga e André Vidal. Na área acadêmica, tem compartilhado suas experiências em cursos, workshops e Festivais de Música por todo o Brasil. Já realizou recitais e concertos nos EUA, Colômbia, França, Argentina, Finlândia, Tunísia, Espanha e Alemanha, sempre priorizando a divulgação da música brasileira. Gravou todos os pianos para a Série da TV Globo “Chiquinha Gonzaga”. Atualmente é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Sua discografia conta com mais de 30 CDs, como solista e camerista, majoritariamente de composições brasileiras. Sua trajetória sempre esteve ligada à música brasileira. Ernesto Nazareth está presente em sua vida musical, seja nos diversos concertos em que apresenta suas obras, seja nos CDs que gravou inteiramente dedicados a ele, tais como Sempre Nazareth (Kuarup, 1997) e Ernesto Nazareth Vol.1 e Vol.2 (Sonhos e Sons, 2003), este último indicado ao Grammy Latino. Em 2016 lançou seu mais importante e desafiador projeto: A Obra Integral de Ernesto Nazareth, caixa com 12 CD´s, que pela primeira vez registra a totalidade de sua obra. No ano de 2020 a caixa foi relançada pelo selo Mills Records com mais uma música de Nazareth descoberta em 2017, totalizando agora 216 músicas nesta Integral (2a. edição) Em fevereiro de 2020, lançou sua primeira edição crítica de partituras, Chiquinha Gonzaga para Todos, em parceria com o pesquisador Wandrei Braga, contendo 145 obras para piano solo de autoria de Chiquinha Gonzaga, em quatro volumes organizados em ordem progressiva de dificuldade Recebeu também em outubro de 2020 junto com a saxofonista Maria Bragança o prêmio de "Melhor Instrumentista pela Rádio Inconfidência” de Minas Gerais com o CD Duas Marias.


Produzido por OSUSP
58 eventos já produzidos no AppTicket
Divulgado por
OSUSP
Denunciar este evento
O que você deve saber
No dia do evento
É obrigatório a apresentação do ticket digital ou impresso juntamente com o documento de identificação oficial com foto para a entrada no evento.
Responsabilidades
A organização e realização deste evento e as informações contidas nesta página são de total responsabilidade do organizador (OSUSP - CNPJ: 63.025.530/0001-04)
Edição de participantes
Você poderá editar o participante de um ticket apenas 1 vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Cancelamento
Solicitações de cancelamento poderão ser efetuadas em até 7 dias após a compra e desde que seja antes de 48 horas do início do evento. O não comparecimento ao evento invalidará o ticket e não permitirá reembolso.
Links de acesso rápido
Acompanhar pedido
Acesse suas compras e tickets na área do cliente
Precisa de ajuda?
Compre com segurança